Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de gestantes infectadas pela dengue aumentou aproximadamente 300% nos últimos 30 dias. A informação é baseada no comparativo com o mesmo período de 2023. Esse momento delicado exige um olhar atento quanto à doença, especialmente por grávidas.
O médico ginecologista e obstetra, Éverton Marinho fala da reação aos sintomas da doença por gestantes:
Clique e ouça Éverton Marinho
O Brasil bateu o recorde de mortes por dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúdes atualizadas nessa segunda-feira (15), o país registrou 1.292 casos neste ano, atingindo uma marca histórica. Para gestantes a atenção com os sintomas devem ser redobrados:
Clique e ouça Éverton Marinho
Já nas primeiras 48 horas, a gestante com dengue pode apresentar febre alta, que rapidamente pode causar uma desidratação que pode agravar ou acarretar complicações durante o período de gravidez:
Clique e ouça Éverton Marinho
Pará de Minas segue com situação de emergência por causa da doença. Atualmente 4 mortes por dengue e uma por chikungunya estão sob investigação no município. Contudo, a Secretaria de Saúde orienta que a população siga em alerta para o controle e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
14/03/2023 - Apesar de calor, cuidados devem ser mantidos para evitar epidemia de dengue
13/03/2023 - Troca de nível na natação reúne muitas crianças na Maria Diniz Academia
13/03/2023 - Especialista orienta sobre como identificar violência psicológica em mulheres
13/03/2023 - Após anos de falta de pessoal, IMA anuncia concurso público para agentes agropecuários
11/03/2023 - Grupo Alterosa completa 64 anos de solidez no mercado de ferro-gusa