De acordo com o Ministério da Saúde, a queda é a segunda maior causa de morte acidental de idosos no Brasil. As ocorrências de quedas fatais para esta faixa etária quase dobraram em 10 anos.
A queda do Presidente Lula, no banheiro, do cantor Agnaldo Rayol e de uma moradora de Pará de Minas, que após cair de uma escada, faleceu, chama atenção para os cuidados com a saúde.
A médica geriatra Yoná Melgaço destaca quais são os principais cuidados com a saúde a partir dessa faixa etária. Entre eles, o acompanhamento regular ao médico:
Clique e ouça Yoná Melgaço
Um tropeço dentro do banheiro de casa, um escorregão na escada ou no piso estão entre os acidentes mais comuns. O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Marco Túlio Cintra pontua quais são os principais cuidados:
Clique e ouça Marco Túlio
Como disse o médico Marco Túlio, a melhor dica é manter a casa segura, pois segundo os mesmos, o idoso por exemplo, cai mais em casa do que na rua. Evite tapetes mais escorregadios, mantenha cômodos iluminados, deixe itens de uso do dia a dia em fácil acesso, entre outras dicas.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
04/12/2024 - Setor de bebidas projeta aumento de vendas nas festas de fim de ano
04/12/2024 - Inácio Franco anuncia novo Secretário de Desenvolvimento Urbano para 2025
04/12/2024 - Oportunidade de Emprego no Nogueira Churrascaria
04/12/2024 - Juros abusivos; cobranças irregulares demandam atenção do consumidor
03/12/2024 - Engesp se prepara para reforçar o trabalho das equipes de limpeza no fim de ano
03/12/2024 - Reclame Aqui registra recorde de 14,1 mil queixas sobre a Black Friday
03/12/2024 - Inclusão em foco; A luta pela igualdade das pessoas com deficiência