11/02/2025 às 07:33h
O território mineiro é um dos quatro estados em alerta pelo Ministério da Saúde, junto de São Paulo, Roraima e Tocantins, devido ao aumento de casos de febre amarela e por isso, a recomendação é que as secretarias de saúde intensifiquem as ações de combate à doença.
A imunização é destacada como a principal ferramenta de prevenção e controle, com a vacina disponível em todas as unidades básicas de saúde do país. Responsável pelo setor de imunização em Pará de Minas, Juliana Viana reforça a importância do imunobiológico:
Clique e ouça Juliana Viana
Juliana descreve em qual caso a aplicação da vacina deve ser acompanhada de um suporte especializado:
Clique e ouça Juliana Viana
A responsável pelo setor ainda chama atenção para a realidade da cobertura vacinal em Pará de Minas:
Clique e ouça Juliana Viana
Com a vacina disponível em todas as 25 salas de vacinação do município, o público-alvo do imunizante são bebês de 9 meses, com segunda dose destinada para crianças de 4 anos. Para a população que não se imunizou dentro deste prazo, a vacina pode ser procurada por aqueles que ainda não completaram 60 anos de idade.
Por se tratar de um transmissor silvestre, o uso de repelentes também pode ser fundamental para evitar o contágio da doença. Com a chegada do carnaval, interessados em garantir o imunizante devem se vacinar 10 dias antes de realizar uma viagem.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
29/11/2024 - Saúde masculina; adesão ao acompanhamento preventivo ainda é considerada um desafio
29/11/2024 - Especialistas orientam consumidores com gastos em datas festivas
28/11/2024 - Criminosos enviam mensagens como se fosse do Detran, o departamento de trânsito.
28/11/2024 - Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário
28/11/2024 - Movimentação no setor de turismo neste fim de ano acende alerta para consumidores
28/11/2024 - Ascipam Mulher; Associação lançará segmento voltado para as mulheres empreendedoras
28/11/2024 - Governo nega pagamento duplo do Bolsa Família em dezembro e alerta sobre fake news