11/02/2025 às 07:33h
O território mineiro é um dos quatro estados em alerta pelo Ministério da Saúde, junto de São Paulo, Roraima e Tocantins, devido ao aumento de casos de febre amarela e por isso, a recomendação é que as secretarias de saúde intensifiquem as ações de combate à doença.
A imunização é destacada como a principal ferramenta de prevenção e controle, com a vacina disponível em todas as unidades básicas de saúde do país. Responsável pelo setor de imunização em Pará de Minas, Juliana Viana reforça a importância do imunobiológico:
Clique e ouça Juliana Viana
Juliana descreve em qual caso a aplicação da vacina deve ser acompanhada de um suporte especializado:
Clique e ouça Juliana Viana
A responsável pelo setor ainda chama atenção para a realidade da cobertura vacinal em Pará de Minas:
Clique e ouça Juliana Viana
Com a vacina disponível em todas as 25 salas de vacinação do município, o público-alvo do imunizante são bebês de 9 meses, com segunda dose destinada para crianças de 4 anos. Para a população que não se imunizou dentro deste prazo, a vacina pode ser procurada por aqueles que ainda não completaram 60 anos de idade.
Por se tratar de um transmissor silvestre, o uso de repelentes também pode ser fundamental para evitar o contágio da doença. Com a chegada do carnaval, interessados em garantir o imunizante devem se vacinar 10 dias antes de realizar uma viagem.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
16/10/2024 - Eleições 2024: Carlin Lula fala da relação entre nova gestão e Governo Federal
16/10/2024 - Usuários de linhas intermunicipais reclamam da falta de pontualidade do transporte
16/10/2024 - IMA apresenta balanço positivo de vacinação contra raiva no primeiro semestre deste ano
16/10/2024 - Especialista fala sobre o uso de programas sociais para apostas bets
15/10/2024 - Ana Paula Couto destaca participação nas eleições em Pará de Minas
15/10/2024 - Dia do Professor: 61 anos após oficialização da data, desafios persistem
15/10/2024 - Emater aplica técnicas para reduzir os efeitos da estiagem no campo