10/09/2024 às 07:30h
O dia 25 de março de 2021 foi de recomeço para Jorquilene Silva, moradora do bairro Prefeito Walter Martins, em Pará de Minas. Tendo que mudar de Caxias, no Maranhão, em busca de melhorias na qualidade de vida, a aventureira teve uma surpresa quanto a descoberta de uma arritmia.
Com dores no braço, na costela e incômodos na parte esquerda do corpo, Jorquilene foi designada por vários médicos maranhenses e mineiros. Suspeitaram até de quadros de ansiedade e depressão. Foi quando veio a descoberta:
Clique e ouça Jorquilene Silva
Devido ao quadro clínico causado pela insuficiência cardíaca, Jorquilene foi alertada pelos médicos de que teria mais dois meses de vida. Porém, a mesma não desacreditou até o momento em que recebeu o sim de um doador:
Clique e ouça Jorquilene Silva
Hoje, Jorquilene faz reposição de imunossupressores que tem a função de evitar rejeição do órgão por parte do organismo. Assim como ela, centenas de pessoas receberam algum transplante em Pará de Minas no ano de 2024. Atualmente mais de 70 mil pessoas aguardam por transplantes de órgãos no Brasil.
Por isso, o Setembro Verde é o mês de conscientização e incentivo para a doação de órgãos. Neste ano, instituições de saúde no município devem promover diversas ações nas próximas semanas, como debates em escolas sobre a importância da população se declarar como doadora.
Por: Sérgio Pêgo
Foto: Espacial FM
14/02/2024 - Após 3 meses em funcionamento, Atestmed do INSS tem balanço positivo em Pará de Minas
14/02/2024 - Abertas as inscrições para a 3ª edição do Concurso de Fotografia Nossas Águas
10/02/2024 - Advogado explica sobre caso de mulher que foi acusada de golpe por valor da maquiagem
09/02/2024 - Movimentação nas estradas e rodoviária para o carnaval
08/02/2024 - Nutricionista orienta quanto ao risco do consumo de energéticos no carnaval