10/09/2024 às 07:30h
O dia 25 de março de 2021 foi de recomeço para Jorquilene Silva, moradora do bairro Prefeito Walter Martins, em Pará de Minas. Tendo que mudar de Caxias, no Maranhão, em busca de melhorias na qualidade de vida, a aventureira teve uma surpresa quanto a descoberta de uma arritmia.
Com dores no braço, na costela e incômodos na parte esquerda do corpo, Jorquilene foi designada por vários médicos maranhenses e mineiros. Suspeitaram até de quadros de ansiedade e depressão. Foi quando veio a descoberta:
Clique e ouça Jorquilene Silva
Devido ao quadro clínico causado pela insuficiência cardíaca, Jorquilene foi alertada pelos médicos de que teria mais dois meses de vida. Porém, a mesma não desacreditou até o momento em que recebeu o sim de um doador:
Clique e ouça Jorquilene Silva
Hoje, Jorquilene faz reposição de imunossupressores que tem a função de evitar rejeição do órgão por parte do organismo. Assim como ela, centenas de pessoas receberam algum transplante em Pará de Minas no ano de 2024. Atualmente mais de 70 mil pessoas aguardam por transplantes de órgãos no Brasil.
Por isso, o Setembro Verde é o mês de conscientização e incentivo para a doação de órgãos. Neste ano, instituições de saúde no município devem promover diversas ações nas próximas semanas, como debates em escolas sobre a importância da população se declarar como doadora.
Por: Sérgio Pêgo
Foto: Espacial FM
30/12/2024 - Futuro secretário no Governo de Inácio Franco fala dos desafios em novo mandato
30/12/2024 - Governo de Minas apresenta calendário de pagamento do IPVA 2025 com início em fevereiro
30/12/2024 - Pegar estrada para comemorar o réveillon vai demandar atenção de motoristas
27/12/2024 - Levino, o homem que pode entrar pro Guinness Book como o mais velho do mundo
27/12/2024 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
27/12/2024 - Mega da Virada movimenta as casas lotéricas de todo o Brasil