09/05/2023 às 08:18h
Moradores do bairro JK, em Pará de Minas acionaram o Ministério Público de Minas Gerais, com o objetivo de evitar que a Prefeitura Municipal instale uma usina fixa de asfalto em um galpão que fica aos fundos da Fundição Batista.
O documento contendo 250 assinaturas dos moradores, que foi entregue ao MP, esclarece que eles já sofrem com a poluição sonora e do ar, provocada pelas indústrias metalúrgicas da região e que a usina de asfalto causaria mais transtornos para a comunidade.
Um dos moradores do JK que está a frente da causa é o catador de materiais recicláveis, Ademar de Souza Belo, o popular Ligeirinho, de 77 anos. Ele, que tem uma casa que fica ao lado do terreno onde a usina poderá ser instalada, acredita que a máquina vai gerar transtornos, como barulho, sujeira e até perigo, já que existe um depósito de gás no quarteirão de cima do local:
Clique e ouça Ligeirinho
O idoso acredita que o melhor seria que a usina fosse instalada em um terreno da Prefeitura nos Gorduras:
Clique e ouça Ligeirinho
Os moradores do bairro também procuraram o vereador Serginho do JK (MDB) para tentar resolver a situação. O parlamentar chegou a enviar um Requerimento à prefeitura e obteve como resposta que a usina será mesmo instalada no local e que ela não trará transtornos a população, inclusive recebeu licença ambiental para a instalação. Ele também sugeriu que a máquina fosse instalada nos Gorduras:
Clique e ouça Serginho JK
A situação pode atrasar o início do funcionamento da usina na cidade, que para a grande maioria os pará-minenses é necessário, já que a cidade está cheia de buracos e vias danificadas, precisando urgentemente de obras.
Nossa reportagem procurou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Cornélio de Oliveira, porém ele nos informou que estava viajando para São Paulo, junto com o prefeito Elias Diniz.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
31/01/2023 - MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies
31/01/2023 - Saiba como acertar na hora de comprar um colchão novo
31/01/2023 - Minas Gerais alcança 97% de cobertura vacinal contra a Febre Aftosa
30/01/2023 - Mãe de 15 anos se descuida, bebê come maconha e vai parar em hospital
30/01/2023 - Cenário ambiental para 2023 no Brasil é visto com bons olhos por especialista
30/01/2023 - Ascipam divulga cronograma de cursos para profissionais do comércio em 2023