18/02/2025 às 07:17h
Após um ano com recorde de casos de dengue em Minas Gerais, o mosquito voltou a ser assunto nos noticiários e demandou diversas ações do poder público. Em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado mutirões com o intuito de amenizar os impactos da doença.
Combinadas com as altas temperaturas, as chuvas impactam diretamente no aumento de casos relacionados à picada do mosquito aedes aegypti. Mais de 80% dos registros de focos de dengue estão nas residências. Fato que alerta moradores que já sofreram com dengue, zika ou chikungunya.
Moradores seguem como principal aliado dos agentes de endemias no combate ao mosquito. O Jornal da Cidade esteve na Rua Abaeté, no bairro Várzea, e acompanhou a visita desses profissionais as residências:
Clique e ouça Andreia Bessa
Assim como a moradora Andreia, a vizinha Cláudia Gonçalves também teve problemas de saúde causados pelo mosquito. Após um ano da infecção por chikungunya, ela não deixa de monitorar o quintal de casa:
Clique e ouça Cláudia Gonçalves
Apaixonada por plantas, Cláudia Gonçalves estende os cuidados a algumas espécies de plantas, já que muitas são criadouros do Aedes aegypti:
Clique e ouça Cláudia Gonçalves
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde. As ações de controle ocorrem, principalmente, na esfera municipal. Em 2024, quase 4 mil casos de dengue foram registrados em Pará de Minas e 2.069 de chikungunya.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
05/01/2024 - Ecoponto de Pará de Minas oferece opção de descarte responsável de eletrodomésticos
05/01/2024 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
04/01/2024 - Nova Carteira de Identidade Nacional já está sendo emitida em todo o estado
04/01/2024 - Defesa Civil reforça importância do cadastro para receber alertas meteorológicos
04/01/2024 - Saiba como está o andamento das obras do Santuário de Nossa Senhora da Piedade
03/01/2024 - Secretaria de Fazenda de Minas Gerais libera pagamento do IPVA 2024