18/02/2025 às 07:17h
Após um ano com recorde de casos de dengue em Minas Gerais, o mosquito voltou a ser assunto nos noticiários e demandou diversas ações do poder público. Em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado mutirões com o intuito de amenizar os impactos da doença.
Combinadas com as altas temperaturas, as chuvas impactam diretamente no aumento de casos relacionados à picada do mosquito aedes aegypti. Mais de 80% dos registros de focos de dengue estão nas residências. Fato que alerta moradores que já sofreram com dengue, zika ou chikungunya.
Moradores seguem como principal aliado dos agentes de endemias no combate ao mosquito. O Jornal da Cidade esteve na Rua Abaeté, no bairro Várzea, e acompanhou a visita desses profissionais as residências:
Clique e ouça Andreia Bessa
Assim como a moradora Andreia, a vizinha Cláudia Gonçalves também teve problemas de saúde causados pelo mosquito. Após um ano da infecção por chikungunya, ela não deixa de monitorar o quintal de casa:
Clique e ouça Cláudia Gonçalves
Apaixonada por plantas, Cláudia Gonçalves estende os cuidados a algumas espécies de plantas, já que muitas são criadouros do Aedes aegypti:
Clique e ouça Cláudia Gonçalves
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde. As ações de controle ocorrem, principalmente, na esfera municipal. Em 2024, quase 4 mil casos de dengue foram registrados em Pará de Minas e 2.069 de chikungunya.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
16/01/2023 - Pará de Minas já tem 27 casos suspeitos de dengue somente neste início de ano
13/01/2023 - Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de afogamentos durante as férias
13/01/2023 - Linha de ônibus Pequi/Pará de Minas tem novos horários
13/01/2023 - Confira as opções de diversão em nossa Agenda Cultural
12/01/2023 - Período chuvoso acende alerta para a manutenção dos pneus