19/04/2024 às 07:26h
Acidentes por choque elétrico continuam tirando a vida de centenas de pessoas no Brasil, todos os anos. De acordo com dados revelados pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2024 – Ano base 2023 da Abracopel, apenas no ano passado, foram registradas 674 mortes dessa natureza no país. Na área de concessão da Cemig, a empresa registrou 49 acidentes na rede de distribuição e 16 fatalidades.
Neste cenário preocupante, o Anuário da Abracopel aponta que o setor de construção lidera o ranking de mortes por choque elétrico com 115 vítimas fatais em todo o território nacional. No estado de Minas Gerais, as ocorrências desta natureza provocaram 7 mortes – cinco fatalidades foram registradas com profissionais que faziam serviços em telhados e dois acidentes fatais ocorreram na realização de pintura de fachadas.
Para falar sobre esse assunto, Jordano Eduardo do Nascimento, Técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, destacou os riscos de obras próximos as fiações:
Clique e ouça Jordano Eduardo
O engenheiro eletricista Israel Bernardes, diretor de Atendimento e Acervo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), explicou quais as medidas de segurança devem ser observadas:
Clique e ouça Israel Bernardes
Em caso de acidentes acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo 193 e não tente agarrar o cabo de energia partido.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Espacial FM
22/02/2023 - Atenção trabalhadores autônomos: saiba como regularizar sua situação perante o INSS
21/02/2023 - Entenda como o visagismo tem ajudado profissionalmente as pessoas
21/02/2023 - Saiba quais são as três frutas que não se devem dar aos animais domésticos
21/02/2023 - Fisioterapeuta orienta sobre a postura correta diante de viagens de carro ou ônibus