Condutores de veículos com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E com exame toxicológico pendente têm até esta terça-feira (30) para regularizar a situação e fazer o exame obrigatório.
O prazo para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E – com vencimento da CNH entre janeiro e junho deste ano – terminou em 31 de março. Após esta data, o Código de Trânsito Brasileiro concede mais 30 dias para que os motoristas realizem o exame e comprovem que não fizeram uso de drogas e/ou medicamentos estimulantes.
Para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda não regularizaram a situação em todo o Brasil. Para os condutores com CNHs que vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio. Caso esses motoristas não façam o teste até esta terça-feira (30), podem ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal, a partir de 1º de maio.
A não realização do exame no período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a uma multa automática de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH. Essas multas são apelidadas de multas de balcão porque estão associadas ao não cumprimento de uma obrigação administrativa, diferentemente das infrações cometidas na direção do veículo automotor.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Espacial FM07/12/2023 - Projeto da prefeitura que pedia empréstimo de R$ 60 milhões é aprovado na Câmara
06/12/2023 - Efeitos do PIX dificulta troco a clientes por comerciantes em Pará de Minas
06/12/2023 - IPVA 2024 em Minas Gerais é lançado oficialmente
05/12/2023 - Ouvintes são contemplados com promoções de fim de ano na Rádio Espacial FM
05/12/2023 - Manutenção de veículos para pegar estradas é fundamental neste final de ano
05/12/2023 - Em solenidade, Bombeiros de Pará de Minas homenageiam parceiros da corporação