05/09/2024 às 07:31h
Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas compartilhou com sua rede assistencial, a nota informativa que trata dos protocolos de atendimento a casos de Mpox, anteriormente conhecida como varíola do macaco.
Mesmo sem registros suspeitos ou confirmados no município, o setor tem se preparado para receber qualquer paciente que apresente sintomas da doença, desde que o vírus voltou a preocupar a comunidade mundial.
Secretária Municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre ressalta a aplicação da nota informativa e tranquiliza a população pará-minense:
Clique e ouça Ana Clara Teles Meytre
Viviane Cristina de Carvalho, presidente da Comissão de Emergências em Saúde Pública, fala sobre os principais sintomas e o processo de apuração de cada caso suspeito:
Clique e ouça Viviane Cristina de Carvalho
Em caso de necessidade, Viviane ainda destaca como as testagens serão realizadas no município:
Clique e ouça Viviane Cristina de Carvalho
H- O atendimento inicial deve ser realizado, preferencialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando identificar casos suspeitos e prováveis da doença. A Atenção Primária à Saúde (APS), enquanto coordenadora do cuidado e ordenadora da rede, deve assumir o papel central nas ações de identificação, notificação e contenção de casos no território.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
05/07/2024 - Ambulatório Médico de Especialidades passa a ofertar exame de Colonoscopia pelo SUS
04/07/2024 - Contratos de namoro crescem no Brasil; advogada explica sobre o assunto
04/07/2024 - Corpo de Bombeiros alerta motoristas para queimadas às margens das rodovias
04/07/2024 - Greve de servidores suspende visitação ao Parque Nacional da Serra do Cipó
03/07/2024 - Minas anuncia fim da ‘maior epidemia de dengue da história’