Como ação de reforço ao controle da dengue em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta sexta-feira (23), no bairro Santos Dumont, mais um Mutirão de Limpeza. O objetivo é eliminar dos quintais objetos que acumulam água e que, por esse motivo, são focos em potencial do Aedes aegypti, transmissor da doença.
O trabalho será feito pelos agentes da Vigilância Ambiental que vão passar nas casas instruindo os moradores sobre o que poderá ser descartado. No dia da ação, o cidadão deve colocar para fora da residência apenas materiais que acumulem água e que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Não serão recolhidos entulhos, restos de materiais de construção e galhos de árvores, por exemplo.
Clique e ouça Ana Clara Meytre
Também nesta quinta-feira (22), será realizada outra ação contra a dengue no bairro Santos Dumont. A Blitz Educativa Conjunta envolvendo Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e Guarda Municipal de Pará de Minas, ocorrerá das 9h às 10h, na Praça Alfredo Leite, próximo a Avenida Nossa Senhora da Piedade e das 10h às 11h, na Rua Mar da Galileia, onde serão distribuídos panfletos sobre o Mutirão de Limpeza a ser realizado amanhã (23), bem como orientações sobre os cuidados e a prevenção contra o Aedes aegypti.
Em Pará de Minas, no mês de janeiro, foi realizada mais uma edição do LIRAa. Após a coleta dos dados nas casas, foi constatado que a cidade apresentou um índice de infestação de 7.4. O dado alarmante mostra o crescimento dos focos do mosquito transmissor da dengue, por isso a importância dos mutirões de limpeza e da ajuda da população.
Na última semana, o Governo de Minas contabilizou a destinação de mais de R$ 150 milhões a todos os municípios do estado no enfrentamento às doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Diante da situação de emergência, declarada em janeiro, a expectativa de que Minas Gerais vivencie o ano com maior número de casos de dengue da série histórica em 2024, em comparação com anos epidêmicos anteriores. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, analisou o cenário atualizado das arboviroses urbanas em MG:
Clique e ouça Fábio Baccheretti
Nesta semana foram confirmadas 26 mortes por dengue e uma por chikungunya em Minas Gerais.
Por Sérgio Viana
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
25/01/2023 - Câmara define formação das Comissões Permanentes para 2023
25/01/2023 - Saiba as vantagens em ter um segundo idioma no currículo
24/01/2023 - Gradis instalados na praça da Matriz divergem opiniões dos pará-minenses
24/01/2023 - Personal Trainer orienta como ter bons resultados nos exercícios físicos
24/01/2023 - Janeiro Roxo: campanha visa conscientizar sobre a Hanseníase e o tratamento precoce
24/01/2023 - Procon orienta quanto aos preços abusivos sobre os materiais escolares
24/01/2023 - 24 de janeiro: data é marcada pelo Dia da Constituição Federal