Nesta segunda-feira (06) as redes estadual e municipal de ensino voltam a receber os estudantes e um dos principais desafios que as escolas vêm enfrentando e vão continuar a bater de frente é a questão da evasão escolar. Após a pandemia, muitos alunos deixaram de ter o interesse de se formarem e ter maior qualificação para a vida como um todo.
Essa situação é agravada pelo uso contínuo da tecnologia que tem feito os jovens terem outras projeções de futuro, apesar de que tudo passa pelo estudo. Em entrevista ao Jornal da Cidade, Tânia Morato, superintendente regional de ensino explica como a rede estadual tem lidado com a evasão:
Clique e ouça Tânia Morato
Clique e ouça Marluce Pinto Coelho
Outro fator também para o desinteresse dos estudantes está no excesso de tecnologia e o acesso fácil as informações. A escola de hoje em dia ainda tem muito a evoluir em relação a equipamentos e modo de ensinar, o que faz muitos alunos desistirem de frequentarem o ambiente escolar, uma vez que, em tese, na visão pequena de mundo deles o que é necessário saber está na palma da mão.
Por Henrique Silva
Fotos: Rádio Espacial FM
04/09/2023 - Evasão e abandono escolar desafiam a educação pós-pandemia
02/09/2023 - Espacial FM entrega o último dos 30 rádios da promoção de aniversário
02/09/2023 - Observatório Social de Pará de Minas conquista dois prêmios nacionais
02/09/2023 - Polícia Civil fala sobre o crime de porte ilegal de armas
01/09/2023 - Ascipam entrega vale-compras da Promoção Mega Compra da Sorte etapa Dia dos Pais
01/09/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
01/09/2023 - Número de crimes nas estradas mineiras causa medo em motoristas