10/07/2023 às 10:33h
Nesta segunda-feira (10), está sendo comemorado o Dia Internacional da Pizza. A data é celebrada desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram essa iguaria pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita.
A iguaria chegou ao Brasil com a imigração italiana no começo do século XX, e se tornou um dos pratos preferidos do brasileiro. Dados de 2022 revelaram que o ramo da pizza gera mais de 300 mil empregos no país.
Em Pará de Minas, o ramo de pizzas é forte, contando com vários estabelecimentos pela cidade, mostrando que o pará-minense também ama a iguaria. Diante da importante data, nossa reportagem foi até a pizzaria Recanto Del La Pizza, no bairro São José, e conversou com o pizzaiolo Marcos Flávio Miranda Guimarães, que exerce a profissão há mais de 20 anos. Ele conta sobre o trabalho e destaca quais as preferências dos clientes no município:
Clique e ouça Marcos Flávio
A pizza pode ser vendida em pedaços ou inteira, de vários tamanhos e gostos. Nossa reportagem foi as ruas de Pará de Minas para saber quais os sabores prediletos dos pará-minenses:
Clique e ouça Poliane Batista
Atualmente, são mais de 80 mil pizzarias pelo Brasil. São Paulo é o estado que mais estabelecimentos, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
27/02/2025 - Público aguarda premiação de obra de cinema brasileira no Oscar 2025
27/02/2025 - Em clima de folia; 96ª edição do Quinta no Museu celebra Carnaval
27/02/2025 - Inácio Franco apresenta planos para o imóvel usado pelo Colégio São Francisco
26/02/2025 - Programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular; algo mudou após novo anúncio?
26/02/2025 - Cemig alerta para a segurança com a rede elétrica no Carnaval
26/02/2025 - Pará de Minas sedia 1º Simpósio Mineiro de Saúde Mental para Médicos Veterinários
26/02/2025 - Vacinação itinerante; Vacimóvel percorrerá comunidade de Tavares