Capa da Página No Dia do Motociclista, conheça a história de quem usa a moto para lazer e como profissão - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

27/07/2023 às 08:23h

No Dia do Motociclista, conheça a história de quem usa a moto para lazer e como profissão

Facebook

Hoje, 27 de julho, é celebrado o Dia do Motociclista. As motocicletas têm assumido um papel importante na mobilidade de milhões de brasileiros. Levantamento da Abraciclo, associação que reúne os fabricantes do setor, revela que o número de habilitados na categoria A cresceu 50,9% nos últimos 10 anos. Até 2022, 35,2 milhões de pessoas estavam aptas a conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas. Em 2012, eram 23,3 milhões motociclistas no país.

Cada vez mais os brasileiros estão utilizando a motocicleta profissionalmente em vários setores, principalmente por serviços de entregas em geral, atividade que necessita de certa agilidade. Outro serviço importante sobre duas rodas é o de transporte de pessoas, como os mototáxis, que facilitam a vida de quem precisa fazer viagens curtas dentro das cidades, barateando o custo de quem fazia uso do táxi tradicional.

Nossa reportagem conversou com quem usa a motocicleta no dia a dia como forma de trabalho. Há dois anos trabalhando de mototaxista, Tadeu Aparecido da Silva conta mais detalhes da profissão, que para ele é prazerosa e ao mesmo tempo perigosa. Ele comemora da data especial:

Clique e ouça Tadeu Aparecido

Também, cada vez mais brasileiros estão optando pela motocicleta, seja por paixão ou hobby. Nos últimos anos, o número de motoclubes cresceu bastante no país, inclusive em Pará de Minas. Nossa reportagem conversou com o bombeiro militar, Paulo César Resende Machado, membro e fundador do Motoclube Machados no Asfalto. Ele fala sobre essa paixão sobre o veículo de duas rodas que começou há cerca de 20 anos:

Clique e ouça Paulo César Machado

Paulo César contou que ainda foi membro do motoclube Hot Cycles de Pará de Minas, e em 2017 ajudou a fundar, junto com os outros 3 irmãos e amigos, o motoclube Machados no Asfalto, que além de juntar os amantes da motocicleta, têm como intuito ajudar causas de ordem social:

Clique e ouça Paulo César Machado

Além de uso para o trabalho, ou por lazer, a moto serve também como alternativa mais econômica de deslocamento no trânsito do dia a dia. Segundo levantamento realizado até março de 2023, a frota de motocicletas em Pará de Minas era de cerca de 20.500.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: