De segunda a sexta, das 8h as 17h
Cerca de 30 mil conselheiros tutelares tomarão posse nesta quarta-feira (10) nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para que sejam protegidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esses conselheiros foram eleitos em outubro do ano passado.
Em Pará de Minas, as 5 conselheiras eleitas, Érica Emília Ferreira, Sara Duarte, Marília Araújo, Sara Silva e Rosilene Alves, tomaram posse em solenidade realizada na sede da Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho. Em breve, serão escolhidas entre elas, a nova presidente e a secretária do Conselho Tutelar.
Érica Emília Ferreira, uma das três reeleitas para o mandato de 4 anos, adianta que as conselheiras tutelares de Pará de Minas estão alinhadas para promover importantes mudanças para melhorar ainda mais os atendimentos, como realizar ações preventivas na cidade, mais precisamente nas escolas, e ainda promover campanhas de conscientização sobre a defesa dos direitos das crianças e adolescentes:
Clique e ouça Érica Emília
Você conhece bem o Conselho Tutelar? Érica Emília explica como é desenvolvido o importante trabalho dos conselheiros:
Clique e ouça Érica Emília
O Conselho Tutelar não investiga crimes, não detém pessoas, não aplica medidas socioeducativas, não atua na Guarda de Crianças e Adolescentes, atribuições essas que são da Polícia e da Justiça. O órgão tem o papel de repassar essas as demandas as autoridades competentes, porém para as conselheiras terem ciência dos problemas, é importante que as denúncias cheguem através da população, como explica Érica Emília:
Clique e ouça Érica Emília
O cidadão pode entrar em contato com o Conselho Tutelar pelo telefone: (37) 3233-5900, ramal 5050, pelo WhatsApp (37) 99803-3913, pelo e-mail: [email protected] e pelo Instagram: conselhotutelarpmmg, além do Disque 100.
O Conselho Tutelar de Pará de Minas funciona na Rua Acre, 84, região central, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com plantões todos dos dias de 17h às 8h. Aos fins de semana as conselheiras são acionadas somente pelos órgãos de segurança e saúde do município, em caso de urgência.
Por Sérgio Viana
Foto: Conselho Tutelar de Pará de Minas
24/11/2023 - Alunos do Manoel Batista pedem fim do ensino médio integral nas escolas
24/11/2023 - Calor favorece infestação de pulgas e carrapatos; saiba como fazer o controle de pragas
24/11/2023 - Demanda de poda de árvores cresce em Pará de Minas
23/11/2023 - Diretor da Pio Canedo fala sobre a realidade do sistema prisional em Pará de Minas
23/11/2023 - Educação divulga Calendário Escolar 2024 para a rede estadual mineira
23/11/2023 - Saiba como receber alertas de tempestades da Defesa Civil
23/11/2023 - Câncer de próstata; médico fala sobre diagnóstico e prevenção da doença
23/11/2023 - Câncer de próstata; médico fala sobre diagnóstico e prevenção da doença
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h