Cerca de 30 mil conselheiros tutelares tomarão posse nesta quarta-feira (10) nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para que sejam protegidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esses conselheiros foram eleitos em outubro do ano passado.
Em Pará de Minas, as 5 conselheiras eleitas, Érica Emília Ferreira, Sara Duarte, Marília Araújo, Sara Silva e Rosilene Alves, tomaram posse em solenidade realizada na sede da Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho. Em breve, serão escolhidas entre elas, a nova presidente e a secretária do Conselho Tutelar.
Érica Emília Ferreira, uma das três reeleitas para o mandato de 4 anos, adianta que as conselheiras tutelares de Pará de Minas estão alinhadas para promover importantes mudanças para melhorar ainda mais os atendimentos, como realizar ações preventivas na cidade, mais precisamente nas escolas, e ainda promover campanhas de conscientização sobre a defesa dos direitos das crianças e adolescentes:
Clique e ouça Érica Emília
Você conhece bem o Conselho Tutelar? Érica Emília explica como é desenvolvido o importante trabalho dos conselheiros:
Clique e ouça Érica Emília
O Conselho Tutelar não investiga crimes, não detém pessoas, não aplica medidas socioeducativas, não atua na Guarda de Crianças e Adolescentes, atribuições essas que são da Polícia e da Justiça. O órgão tem o papel de repassar essas as demandas as autoridades competentes, porém para as conselheiras terem ciência dos problemas, é importante que as denúncias cheguem através da população, como explica Érica Emília:
Clique e ouça Érica Emília
O cidadão pode entrar em contato com o Conselho Tutelar pelo telefone: (37) 3233-5900, ramal 5050, pelo WhatsApp (37) 99803-3913, pelo e-mail: [email protected] e pelo Instagram: conselhotutelarpmmg, além do Disque 100.
O Conselho Tutelar de Pará de Minas funciona na Rua Acre, 84, região central, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com plantões todos dos dias de 17h às 8h. Aos fins de semana as conselheiras são acionadas somente pelos órgãos de segurança e saúde do município, em caso de urgência.
Por Sérgio Viana
Foto: Conselho Tutelar de Pará de Minas
03/01/2023 - Fome: cerca de 30 mil pessoas estão em vulnerabilidade social em Pará de Minas
03/01/2023 - Polícia Militar de Minas Gerais lança editais para concursos públicos
02/01/2023 - Parque de Exposições de Pará de Minas já está com a agenda cheia para 2023
02/01/2023 - Márcio Lara e membros da nova mesa diretora tomam posse na Câmara de Pará de Minas
02/01/2023 - Romeu Zema toma posse para o segundo mandato como governador de Minas Gerais
02/01/2023 - Primeiro bebê nascido em Pará de Minas no Réveillon de 2023 é uma menina