15/03/2023 às 08:38h
E no Dia da Escola, o JC Notícias traz um tema que vem levantando bastante questionamentos. No último dia 9, foi aberta uma consulta pública sobre a avaliação na estrutura da Política Nacional no Ensino Médio. A ideia é propor audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares sobre a experiência de implementação do novo método.
Aprovada em 2017, a ideia é que a implementação ocorra de forma escalonada até o ano de 2024. Esse formato de ensino começou a ser implantado em 2022, no 1° ano do ensino médio e amplia a carga horária para, pelo menos, cinco horas diárias.
Diante da situação, nossa reportagem procurou professores da rede pública de ensino de Pará de Minas, que comentaram a respeito da Política Nacional do Ensino Médio. A professora Ângela Gonzaga comenta a mudança:
Clique e ouça Ângela Gonzaga
No novo modelo, direcionado pela Base Nacional Comum Curricular, os alunos poderão escolher um roteiro para aprofundar o aprendizado. Entre as opções, está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. No entanto, a oferta dependerá da capacidade das redes de ensino, como acredita o professor Rondinelli Alves:
Clique e ouça Rondinelli Alves
No início desta semana, entidades de trabalhadores da educação se reuniram com o governo e o Ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir sobre a revogação do novo ensino médio.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
25/04/2024 - Pará de Minas terá 1ª Feira de Empreendedorismo Social
25/04/2024 - Em ano eleitoral, queda na apresentação de projetos na Câmara Municipal chama atenção
24/04/2024 - Startups podem receber da Cemig até R$1,6 milhão para financiar projetos
24/04/2024 - Débitos em atraso do IPTU podem ser renegociados em até 36 vezes
23/04/2024 - Sujeira em vias públicas desperta atenção de moradores após festa no fim de semana