A parcela de famílias brasileiras com dívidas (em atraso ou não) chegou a 78,3% em abril deste ano. O dado é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada no mês passado.
Para entender o comportamento da população diante do assunto, nossa reportagem foi às ruas de Pará de Minas. Segundo Iraci Rocha, o cartão de crédito é um dos vilões do descontrole financeiro dos brasileiros:
Clique e ouça Iraci Rocha
De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, 46% dos brasileiros com idade entre 25 e 29 anos têm dívidas em atraso e estão inadimplentes. Do total de consumidores endividados, 86,8% têm dívidas no cartão de crédito e 9% com crédito pessoal.
Para Gustavo Iago, a baixa valorização do salário é um dos fatores que contribuem no aumento das dívidas:
Clique e ouça Gustavo Iago
Diante disso, o Ministério da Fazenda lançou na última segunda-feira (5), o programa “Desenrola Brasil”, voltado para a renegociação de dívidas. A medida provisória deve beneficiar cerca de 70 milhões de pessoas e a expectativa é que as negociações comecem já no próximo mês.
Para entender como funcionará o “Desenrola Brasil” e as regras para participar, clique no link disponível no jcnotícias.com.br (https://agenciabrasil.ebc.com.br/)
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
24/01/2023 - Procon orienta quanto aos preços abusivos sobre os materiais escolares
24/01/2023 - 24 de janeiro: data é marcada pelo Dia da Constituição Federal
23/01/2023 - Com o aumento da temperatura, lojas confirmam grande procura por ventiladores
23/01/2023 - Sicoob Ascicred promove campanha especial para crédito consignado