Além de terem que lidar com as péssimas condições das estradas que ligam as cidades no centro-oeste mineiro, os caminhoneiros que trabalham com transporte de cargas acabam tendo que enfrentar o medo e a insegurança de serem roubados.
Foi discutida nesta semana na Comissão de Transporte Comunicação e Obras Públicas, a precariedade das estradas que cortam Minas Gerais, que compromete não apenas a economia do Estado, mas, sobretudo, a segurança para cargas e pessoas. Entidades estiveram presentes no debate “Rodovias mineiras: perspectivas e soluções.”
Só neste ano, quase 190 roubos de caminhões foram registrados em Minas Gerais. Em conversa com o Jornal da Cidade, o caminhoneiro e morador de São José da Varginha, Henrique Gonçalves, destaca que há insegurança nas estradas no estado devido à criminalidade e má conservação das mesmas:
Clique e ouça Henrique
Outro aspecto ligado à segurança nas estradas, o roubo de cargas, teve crescimento de 11% entre janeiro e julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Só em 2023, até julho, foram 3.478 ocorrências. O policial rodoviário federal, Marcos Carvalho, que atua na BR-262, entre os municípios de Pará de Minas e Bom Despacho, destaca as ações da corporação para inibir esse tipo de crime:
Clique e ouça Marcos Carvalho
Na reunião que aconteceu na sede do legislativo mineiro, conforme dados apresentados pelo Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio, um dos pontos vistos como gargalos do combate a esse crime a qualidade dos registros de furtos, é que não indicam o horário preciso da ocorrência, dificultando a prevenção; a rápida diluição das cargas no mercado; e a dificuldade legal de se punir o receptador.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
03/10/2024 - Especialista fala sobre a violência política de gênero
02/10/2024 - Pará de Minas deve contar com transporte público gratuito no domingo de eleição
02/10/2024 - Realizado primeiro sepultamento no Cemitério Parque da Serra em Pará de Minas
02/10/2024 - Eleitores somente poderão ser presos em flagrante delito
01/10/2024 - Golpes nas redes sociais têm se tornado comuns e preocupa segurança de usuários