26/03/2025 às 08:54h
A obesidade em cães e gatos se tornou um problema crescente nos últimos anos, com consequências diretas para a saúde e bem-estar dos animais.
Estima-se que cerca de 60% dos cães e gatos em países como os Estados Unidos estão acima do peso e o Brasil segue uma tendência semelhante, com especialistas alertando para os riscos da condição que compromete a qualidade de vida dos bichinhos.
Médica Veterinária, Larissa Libéria explica como identificar o sobrepeso e evitar complicações causadas pelo ganho de gordura nos animais, onde a principal causa pode ser relacionada ao desequilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético:
Clique e ouça Larissa Libéria
Os efeitos da obesidade em cães e gatos vão além da estética, já que a gordura excessiva pode prejudicar a saúde dos animais de diversas formas, como explica a veterinária:
Clique e ouça Larissa Libéria
Larissa ainda destaca, a prevenção da obesidade começa com a alimentação adequada, aliada a prática regular de exercícios:
Clique e ouça Larissa Libéria
A consulta regular ao veterinário é a chave para monitorar a saúde do animal e prevenir o sobrepeso. Os tutores devem estar atentos aos sinais e buscar por orientação profissional, visando garantir uma vida longa e saudável para seus pets.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
05/02/2025 - As passagens do transporte coletivo podem ter reajuste neste ano?
05/02/2025 - Musicoterapia; Escola Municipal de Música Geraldo Martins oferta aulas gratuitas
05/02/2025 - Especialista fala sobre os riscos dos alimentos ultraprocessados na saúde
05/02/2025 - Mutirão de Limpeza; ação contra a dengue percorrerá o bairro Santos Dumont
05/02/2025 - Especialistas falam da alta no preço do café e revelam incertezas quanto a cafeicultura
04/02/2025 - Ciclistas não abrem mão dos desafios pelas ruas da cidade
04/02/2025 - Fies: inscrições para o primeiro semestre começam nesta terça-feira