12/09/2024 às 07:24h
Fazer um orçamento é um dos passos mais importantes para quem deseja manter as finanças, pessoais ou profissionais, sob controle. Seja para planejar compras, realizar investimentos ou manter um equilíbrio de gastos, orçar de forma bem estruturada pode evitar surpresas desagradáveis e garantir que os recursos sejam usados de forma consciente.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de serviço deve entregar ao consumidor o orçamento prévio, discriminando o valor da mão de obra, dos materiais e equipamentos usados, além das condições de pagamento, assim como as datas de início e término dos serviços.
A prática, no entanto, nem sempre é alinhada corretamente. Por isso, ao consultar valores, alguns aspectos devem ser observados, como explica a advogada Mariana Roque:
Clique e ouça Mariana Roque
A advogada que atua no Procon, explica que alterações podem ser feitas, mas tudo deve ser previamente combinado e registrado:
Clique e ouça Mariana Roque
Mariana ainda menciona a forma como o órgão pode intervir a depender da situação:
Clique e ouça Mariana Roque
A legislação prevê um prazo de 10 dias para a validade do orçamento, exceto se houver outros prazos diferentes estipulados. Dessa forma, uma vez aprovado pelo consumidor, o orçamento só pode ser alterado mediante negociação das partes envolvidas.
Por: Júlia Mendonça
Fotos: Espacial FM
18/04/2023 - Especialistas afirmam necessidade de diálogo da sociedade contra bullying nas escolas
17/04/2023 - Jovem fica preso as ferragens após carro atingir residência no São Cristóvão
17/04/2023 - Emater-MG promove a 3ª edição do Programa de Compra Conjunta de Calcário
17/04/2023 - Especialista alerta sobre como as fake news podem afetar a saúde mental da população
14/04/2023 - Feirinha de Pará de Minas é ponto de encontro de diferentes gerações
14/04/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural