07/04/2025 às 07:45h
Antes de chegar nas bancas e prateleiras em comércios e feiras, alguns produtos devem proceder de estabelecimento regularmente registrado em serviços de inspeção estadual, distrital ou municipal, com cadastro geral ativo no Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção.
De acordo com Panorama dos Serviços de Inspeção Municipal, elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios, 32% das cidades brasileiras contavam com SIM em 2012. Já em 2023, a abrangência do percentual subiu para 58%.
O segmento de leite se destaca entre as atividades com registros no sistema. Houve um crescimento de 181%, assim, esses estabelecimentos podem estar aptos a comercializarem seus produtos em todo o território nacional. O queijo, requeijão, leite e iogurte, os derivados mais consumidos pela população.
Sendo assim, a Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas disponibiliza o serviço que tem como intuito desburocratizar as vendas desses alimentos. Fernanda Barbosa, gestora ambiental, fala como os produtores podem requerer o serviço:
Clique e ouça Fernanda Barbosa
Outro órgão que atua com rigor na fiscalização nas atividades de laticínios em Minas Gerais é o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Marcos Pinto, fiscal na entidade, fala sobre os trabalhos no combate as práticas clandestinas:
Clique e ouça Marcos Pinto
O aumento do consumo de lácteos ao longo dos últimos anos refletiu-se em rentabilidade e estimulou os produtores. Por exemplo, o volume de leite adquirido pelos laticínios inspecionados atingiu recorde de mais de 25 bilhões de litros.
Também segundo os órgãos públicos, os produtores devem apresentar no rótulo as informações de rastreabilidade, incluído o serviço de inspeção responsável, além de serem submetidos aos programas de controle oficiais para assegurar que o alimento está de acordo com os critérios microbiológicos, físico-químicos e higiênico-sanitários estabelecidos na legislação. Para que assim, não cause danos a saúde.
Por Sérgio Pêgo com informações do IMA
Fotos: Espacial FM
31/12/2024 - Veterinária orienta quanto aos riscos de dar comida humana a animais
31/12/2024 - Promoção de fim de ano da Espacial premia ouvinte em compras de R$ 1.105,00
31/12/2024 - Ano novo, Look novo; Tendências e apostas para a virada de ano
31/12/2024 - Ano Novo: Saiba o que abre e fecha em Pará de Minas
31/12/2024 - Lula assina decreto que eleva salário mínimo para R$ 1.518
31/12/2024 - Secretaria de Saúde anuncia abertura de novas farmácias básicas em Pará de Minas
30/12/2024 - Futuro secretário no Governo de Inácio Franco fala dos desafios em novo mandato