15/03/2024 às 09:30h
A Igreja Católica declarou como venerável – título concedido àqueles que tenham práticas heroicas ao longo da vida – Padre Libério Rodrigues Moreira. A informação foi confirmada pela Diocese de Divinópolis, nessa quinta-feira (14). O reconhecimento é um dos passos para a canonização do religioso. Isso significa que é reconhecido “que o Servo de Deus viveu virtudes cristãs em um grau heroico, e que sua vida é um exemplo para os fiéis”.
Para
receber o título de Venerável, a pessoa precisa ter suas virtudes
comprovadas e reconhecidas pela Igreja, por meio de um processo de
investigação rigoroso e detalhado, que envolve a coleta de
testemunhos, documentos e outros elementos que possam comprovar a
vida virtuosa do candidato. Esse trabalho é conduzido pela
Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, e requer tempo e
cuidado para ser concluído.
Clique e ouça Padre Adão
Padre Adão conta que foi criada uma comissão na Diocese de Divinópolis para ajudar no processo de beatificação de Padre Libério:
Clique e ouça Padre Adão
Após ser reconhecido como Venerável, o candidato pode ser venerado pelos fiéis, ou seja, pode ser objeto de veneração pública e privada, com orações e outras formas de devoção. No entanto, para ser beatificado e canonizado, é necessário que o Venerável tenha um milagre comprovado, no caso da beatificação, e outro para a canonização. Cada etapa do processo de canonização envolve critérios rigorosos e exige a comprovação de fatos concretos e incontestáveis, para que a Igreja possa declarar a santidade de uma pessoa. Padre Adão aproveita para convocar aquelas pessoas que alcançaram um agrade graça através de Padre Libério:
Clique e ouça Padre Adão
Padre Libério nasceu em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa e faleceu em Divinópolis, em 21 de dezembro de 1980. O sacerdote viveu sua vida dedicada a Deus e aos outros, principalmente aos doentes e pobres, a quem ajudava material e espiritualmente.
Padre Libério foi sacerdote em Pequi, São José da Varginha, Leandro Ferreira, entre outras cidades da região. Em 1965, aos 81 anos, foi transferido para Pará de Minas, onde recebeu a cidadania honorária por mérito social. Em 1980 foi finalmente enviado para um lar de idosos em Divinópolis, onde, apesar da idade avançada, continuou a prestar serviço pastoral a outros pacientes até a sua morte.
A investigação diocesana para beatificação de Padre Libério foi iniciada na Diocese de Divinópolis em 30 de julho de 2012 e concluída em 13 de novembro de 2016. Desde então, o processo segue no Vaticano.
Por Sérgio Viana/Com informações da Diocese de Divinópolis.
Fotos: Diocese de Divinópolis/Paróquia São Sebastião de Leandro Ferreira
05/08/2024 - Mercado de trabalho e o atual cenário de Pará de Minas
05/08/2024 - Filme gravado em Pará de Minas tem estreia nesta segunda-feira
05/08/2024 - Gerente da Turi aguarda negociação com a Prefeitura para melhorias na frota
05/08/2024 - Polícia Militar promoverá ações contra a onda de crimes brutais em Pará de Minas
05/08/2024 - Cemig reforça medidas de segurança para evitar acidentes na construção civil
02/08/2024 - Morte de uma universitária, de 20 anos, pode ter relação com publicações sobre ela
02/08/2024 - Dia internacional da cerveja convida apreciadores a celebrar a bebida que une gerações