Capa da Página Pará de Minas 165 anos: Historiador fala de Manoel Batista, primeiro residente em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

23/09/2024 às 09:12h

Pará de Minas 165 anos: Historiador fala de Manoel Batista, primeiro residente em Pará de Minas

Facebook

O mês de setembro é marcado pelo aniversário de Pará de Minas. Sua história está ligada ao deslocamento de aventureiros e bandeirantes à procura de ouro e pedras preciosas, no final do século XVII.

O município surgiu com a descoberta das minas de Pitangui, local que se tornou centro de migração e riqueza na área compreendida entre os rios Paraopeba, São João e Pará.

Um dos personagens que marcaram o início do povoamento na região foi Manoel Batista, que se estabeleceu em uma fazenda e residiu onde atualmente é o Museu, considerada primeira residência construída em Pará de Minas.

O historiador Gustavo Araújo destaca que o bandeirante foi mercador e contribuiu para o desenvolvimento econômico local naquela época:

Clique e ouça Gustavo Araújo 

Quando estavam desbravando terras mineiras, o grupo de bandeirantes chegou a povoar as margens do Ribeirão Paciência, na qual muitos se fixaram, dedicando ao trato da terra e à criação de animais.

Clique e ouça Gustavo Araújo 

Ainda segundo historiadores, Manoel Batista, além de ser filho de portugueses, tinha descendência indígena (povo Kayako). O poder econômico de sua família naquela época fez com que expandissem seus territórios por toda região:

Clique e ouça Gustavo Araújo 

Atualmente, com mais de 100 mil habitantes, Pará de Minas exemplifica perfeitamente o ideário da mineiridade. Ao mesmo tempo em que tem conservada sua memória histórica, que faz parte do Museu que durante muitos anos foi casa de Manoel Batista. Por lá, é possível ter acesso aos arquivos que contam mais detalhes de sua vida em terras patafufas.


Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: