31/01/2025 às 07:14h
As dificuldades para a emissão da Carteira de Identidade em Pará de Minas é um dos atendimentos mais recorrentes na Delegacia Regional da Polícia Civil.
O Posto de Identidade atualmente funciona no primeiro andar da Câmara Municipal e são realizados, em média, 25 agendamentos por dia. Contudo, as dificuldades em realizar o agendamento são motivos de reclamações, como é o caso da moradora do bairro Santos Dumont, Laryssa Souza:
Clique e ouça Laryssa Souza
Assim como relatou a moradora do bairro Santos Dumont, centenas de pessoas tiveram que se deslocarem para Pitangui, São José da Varginha, Florestal, Nova Serrana, entre outras cidades da região. Já Ana Paula, do bairro Cores de Minas, ficou na espera pelo documento por quase um ano:
Clique e ouça Ana Paula
O relato de Ana Paula chegou até a equipe de reportagem do Jornal da Cidade, em janeiro de 2024, e depois de quase um ano, finalmente o ‘alívio’, com a entrega do documento de identidade:
Clique e ouça Ana Paula
Esses relatos tendem a diminuir nos próximos meses, isso porque segundo apuração feita pelo Jornal da Cidade, junto ao Executivo, Legislativo e Polícia Civil, os atendimentos serão transferidos para a Delegacia e contarão com mais funcionários.
Após agendamento pelo aplicativo MG App, o cidadão poderá ser atendido presencialmente no primeiro andar da repartição. A emissão do documento no local deve ter início na primeira quinzena de fevereiro.
O número baixo de profissionais para atender a demanda era uma das principais queixas da população e muitas vezes discutido no Legislativo e na imprensa local. Novos equipamentos estarão disponíveis, como câmeras e programas sofisticados dando mais praticidade às solicitações.
A mudança ainda pode ter convênio entre Câmara, Prefeitura e Polícia Civil, podendo contar com mais dois postos para emissão do documento, um na Secretaria de Assistência Social e outro na sede do poder legislativo, contabilizando cinco funcionários.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
22/12/2023 - Chegada do verão e sol forte alerta para os cuidados com a pele
21/12/2023 - Bombeiros orientam sobre os cuidados em rodovias neste fim de ano
21/12/2023 - Cerveja artesanal ganha o gosto do povo e a venda cresce na cidade
21/12/2023 - Vistoria veicular já tem os primeiros agendamentos em Pará de Minas
20/12/2023 - Busca por barbearias neste fim de ano quase que triplica
20/12/2023 - Defesa Civil começa a fiscalização nas lagoas de Pará de Minas visando período chuvoso
20/12/2023 - Número de pessoas em situação de rua cresce e desafia programas sociais