17/05/2024 às 08:33h
Conforme abordado no quadro de Hélverte Moreira, no dia 9 deste mês, a situação da população do Rio Grande do Sul tem gerado mobilização internacional devido ao estado em que se encontra a população local.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, o número de desabrigados pode chegar a 90 mil, o equivalente à população de Pará de Minas. Há dias no local, o grupo Anjos do Asfalto aqui da região, além de ajudar com doações e resgates, atualiza a situação de centenas de famílias em Canoas:
Clique e ouça Marcus Campolina
Tendo em vista a situação no estado, muito se comenta sobre a produção e distribuição do arroz pelo país. Os principais produtores do grão estão situados no extremo sul do país, na divisa com o Uruguai. Para explicar esse assunto, Fábio Morais, extensionista da EMATER, comenta o ocorrido e os impactos nas lavouras:
Clique e ouça Fábio Morais
Afinal, o arroz pode encarecer ou faltar nas prateleiras? Segundo Fábio Morais, poderá haver consequências econômicas a longo prazo:
Clique e ouça Fábio Morais
Na última quarta-feira, 15, o Governo Federal anunciou um pacote de ações voltadas para os atingidos pelas chuvas e cheias no Rio Grande do Sul. Dentre elas, a criação de um auxílio em parcela única para famílias de baixa renda que ficaram desabrigadas.
Também foi anunciado pelo Presidente da República, a inclusão de famílias em vulnerabilidade no Bolsa Família, que é um programa de transferência de renda do governo federal.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
06/02/2023 - Público-alvo de imunização contra a Meningite C é ampliado
06/02/2023 - Especialista orienta sobre a importância da higienização dos pets
06/02/2023 - Solidão: apesar de mundo conectado, sensação de estar só cresce na população
06/02/2023 - Na volta às aulas, evasão é desafio a ser enfrentado pelas escolas