Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2022, o número de católicos em Pará de Minas é de cerca de 70 mil adeptos. A cidade tem aproximadamente 70% da população que se autodeclara como católica.
Um dos personagens que fortalecem a fé do povo local é Padre Libério Rodrigues Moreira, nascido em Lagoa Santa, em 1884. Nas ruas, moradores relembram a sua passagem por Pará de Minas:
Clique e ouça Povo fala
Quando chegou em terras patafufas, Padre Libério recebeu cidadania honorária por mérito social. Sua passagem foi marcada pela simplicidade, fé e entrega aos mais necessitados. O morador de Pará de Minas, Pedro Henriques recebeu um milagre do já considerado santo, e relatou ao Jornal da Cidade a convivência com o sacerdote:
Clique e ouça Pedro Henriques
Pedro Henriques foi o primeiro pará-minense a cursar seminário na Faculdade de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1974. Padre Libério disponibilizou mais de 22 mil cruzeiros (moeda da época) e doou o valor para a primeira Casa de Seminário e Diocese na capital mineira. Ele ainda conta como o papel da fé foi importante para a cura do câncer:
Clique e ouça Pedro Henriques
Falecido há mais de 40 anos, o servo de Deus teve sua figura imortalizada em Pará de Minas, cuja devoção rendeu o nome do bairro Padre Libério. Já em Leandro Ferreira, foi inaugurado em 1991, o Museu Padre Libério que é um dos principais pontos turísticos da região. Milhares de admiradores pará-minenses vão todo ano agradecer os feitos do venerável.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
13/08/2024 - Morador do União reclama sobre realidade do ribeirão que corta o bairro
13/08/2024 - Limpeza de caixas d’água evita doenças e proliferação do mosquito Aedes aegypti
12/08/2024 - Infrações de trânsito podem ser transferidas pela Carteira Digital
12/08/2024 - Novas exposições de arte são abertas para apreciação do público pará-minense
12/08/2024 - Saiba como manter seu telefone seguro e livre de hackers