07/03/2024 às 09:11h
As eleições municipais deste ano serão disputadas em outubro, e faltando menos de 7 meses, já começam as discussões entre eleitores sobre partidos e candidatos. De alguns anos para cá, esses debates sobre política, principalmente sobre a nacional, vem aumentando, seja nas ruas, nos bares, no trabalho, em casa e nas redes sociais. Em algumas situações, a discussão se transforma em briga verbal ou até em violência, terminando em tragédias.
Nossa reportagem foi às ruas e conversou com pessoas que chegaram a perder amizades e até ficaram sem conversar com familiares por causa de política.
Parte deles, não abre mão dessa discussão e não se importam em se distanciar de amigos e parentes. Já outros acreditam que política tem que ser debatida para mostrar sua posição e tentar convencer o outro a escolher candidatos importantes para uma cidade, um estado ou para o país:
Clique e ouça Silvânia Aparecida
Promover a gentileza nesse assunto é um desafio, até porque como dizia o filósofo político Nicolau Maquiavel, tal virtude não cabe nas discussões políticas. Alguns dizem que religião, futebol e política não se discutem, mas afinal, debater política com respeito é possível em todas as circunstâncias? Alguns tentam, já outros nem querem saber de debate para manterem a paz entre familiares e amigos:
Clique e ouça Fernando Antônio
Especialistas acreditam que líderes políticos teriam papel crucial na promoção da gentileza entre os eleitores, sendo exemplos de comportamento respeitoso, em vez de se provocarem e serem agressivos com opositores e até seguidores dos outros candidatos.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
12/01/2023 - Matrículas na rede pública de ensino vão até amanha
11/01/2023 - Rachaduras próximo a passarela do bairro Belvedere causam medo em moradores
11/01/2023 - Mais de 750 títulos devem ser entregues em 2023 por meio do Reurb
11/01/2023 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2023/2024
11/01/2023 - Uso de agrotóxicos demanda atenção com o descarte correto e o meio ambiente