28/12/2023 às 09:04h
Sendo um órgão Legislativo, responsável pela elaboração de leis, visando o bem-estar e a organização social de uma cidade, as câmaras municipais são formadas por cidadãos eleitos pelo povo, em pleito regular, que investidos de mandato, constituem o Poder Legislativo. E a participação do cidadão no acompanhamento do trabalho dos parlamentares é muito importante para ajudar na fiscalização das ações que são realizadas na cidade. Porém, a maioria da população pará-minense sequer participa de reuniões semanais na Câmara:
Clique e ouça População fala de participação
Na Câmara Municipal de Pará de Minas, a média de pessoas que acompanham as reuniões, presencialmente, chega a sete. Esse será um desafio para Dilhermando Rodrigues Filho, o Dilé (PSDB), que assumirá no dia 1º de janeiro de 2024 a presidência do legislativo, após aprovação de projeto que altera dia e horário das sessões ordinárias de 18h para as 16h, agora nas terças-feiras:
Clique e ouça Dilé
No legislativo pará-minense, a movimentação é maior quando há alguma votação de projetos que envolvam alguma categoria como exemplo a educação ou audiências públicas, que demanda um maior número de participação de pessoas envolvidas.
A solenidade festiva de posse da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas, ocorre no dia 4 de janeiro, às 19h, na sede do legislativo.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
13/09/2023 - Motoristas de aplicativo comentam sobre a insegurança no exercício da profissão
13/09/2023 - Analfabetismo funcional revela desafios para governantes
13/09/2023 - Vereadores rejeitam projeto sobre repasse de R$ 100 mil à TURI
12/09/2023 - Especialista orienta sobre atualização do processo de habilitação
12/09/2023 - Lojistas cobram por plano de contenção a enchentes na Avenida Presidente Vargas