28/03/2024 às 08:53h
O consumo de peixe durante o Tríduo Pascal é uma tradição da cultura cristã, especialmente entre os católicos. Este período de três dias, que antecede a celebração da Páscoa, é marcado por rituais religiosos e práticas alimentares específicas, incluindo a abstinência de carne vermelha em certos dias.
Durante a Quaresma, muitos fiéis optam por evitar carne vermelha em certos dias da semana, substituindo-a por peixe. Essa prática remonta a séculos e tem suas raízes na tradição religiosa, onde o pescado simboliza tanto a simplicidade, quanto a renovação espiritual.
Nossa equipe acompanhou a grande movimentação dos consumidores na Peixaria do Oriváldo, e por lá, a procura pelo pescado esta grande nesta semana, como confirmou o vendedor, Antônio Neves Pereira:
Clique e ouça Antônio Neves Pereira
Sílvia Pessoa já sabe quais os ingredientes e também a forma que vai preparar o peixe para a Sexta-Feira Santa:
Clique e ouça Sílvia Pessoa
Neste
ano, a venda de peixe deve registrar aumento de pelo menos 30%. Essa
época do ano também estimula as feiras de pescados, que se
intensificam quanto mais se aproxima da Semana Santa.
Tradicionalmente também, mercados reforçam seus estoques de peixes
e frutos do mar para atender à demanda.
Receita da Moqueca de Surubim da Sílvia
Frite o peixe e após deixe a gordura escorrer. Logo em seguida faça um tempero utilizando cebolinha, salsinha e cebolinha-de-cheiro. Caso você goste de outro tempero, você pode também utilizá-lo.
Depois é momento de preparar o molho. Para esse prato, a cozinheira utiliza massa de tomate e vai jogando o tempero enquanto o molho ferve. É importante ir acrescentando água durante esse processo para ela não secar.
Quando o molho estiver em um ponto bom de cremosidade, você coloca o peixe. Uma dica importante é não mexer no pescado enquanto ele tiver na panela, para que o mesmo não desmanche.
O prato combina com arroz branco e é uma ótima opção para data.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Espacial FM