07/01/2025 às 07:35h
Foi-se um período em que as ruas eram cheias de crianças brincando, momentos em que a garotada ocupava espaços públicos e pais tinham poucas preocupações quanto a segurança e outras questões.
O psicólogo clínico especializado em atendimento infantil, Filipe Martins pontua que com o passar dos anos, a correria do dia a dia não tem possibilitado essa integração social das crianças com o espaço e a natureza:
Clique e ouça Filipe Martins
São através das brincadeiras que as crianças estimulam sua motricidade, coordenação, linguagem, criatividade e resolução de problemas. Mesmo numa sociedade cada vez mais virtualizada, alguns pais procuram resgatar algumas atividades, como no caso da moradora de Pará de Minas, Rafaela Soares:
Clique e ouça Rafaela Soares
Para quem teve infância nos anos de 1990 e 2.000, as férias escolares foram momentos dos pais aproveitarem os espaços públicos e realizarem brincadeiras com crianças e adolescentes. Em Pará de Minas, alguns responsáveis aproveitam para manter a tradição da ludicidade com os pequeninos:
Clique e ouça Diego Monteiro
A dica para os pais aproveitarem as férias com as crianças é a ida às praças e parques da cidade. Podemos destacar o Parque do Bariri, Bariri II, praça do bairro São Luiz (possui quadra e brinquedos e um espaço grande para atividades), além de atividades ao ar livre, como a subida na Serra das Torres e a vista do pôr do sol no Cristo Redentor.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
21/06/2024 - Águas de Pará de Minas é referência em ações de preservação do meio ambiente!
20/06/2024 - Doenças respiratórias e os cuidados nesta época do ano
20/06/2024 - Especialista fala sobre os desafios para combater a violência contra a pessoa idosa
20/06/2024 - CCJ do Senado aprova projeto que pode legalizar bingos, cassinos e o jogo do bicho
20/06/2024 - Guias de arrecadação do ISSQN começam a chegar aos contribuintes
20/06/2024 - Sepultado o corpo do empresário de Pará de Minas vítima de acidente na MG-050
19/06/2024 - Comandante da 19ª CIA da PM falou sobre o trabalho dos agentes na Região