17/01/2025 às 07:14h
O prefeito eleito em São José da Varginha, Netinho (PP), teve um recurso negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e segue sem poder assumir o cargo. A informação foi confirmada pela Justiça Eleitoral. Apesar disso, a defesa apresentou novo recurso que deve ser avaliado no próximo mês de fevereiro.
José Alves de Carvalho Neto foi eleito em 2024 com 1.565 votos, mas estava com o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), porque em 2017 foi condenado por tráfico de drogas, ficando inelegível por oito anos.
O TRE-MG informou que o registro de candidatura de Netinho foi analisado tanto na primeira instância (202ª ZE) quanto na 2ª (TRE-MG), e se manteve como indeferido. Por isso, o político recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral.
O relator do processo no TSE, o ministro Antônio Carlos Ferreira, negou o recurso, por entender que a inelegibilidade de Netinho é incontestável e que a decisão do TRE-MG está em consonância com a jurisprudência do TSE.
Por decisão do TRE-MG, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sirley Leite (PP), foi quem assumiu interinamente o comando da Prefeitura, até que haja uma decisão definitiva sobre o processo de registro de candidatura de Netinho. Caso o indeferimento da candidatura seja confirmado, a cidade passará por novas eleições.
Sem poder assumir a prefeitura de São José da Varginha, Netinho, então foi nomeado recentemente por Sirley, como secretário Municipal de Administração, se tornando um dos principais assessores do prefeito interino, já que ambos são grandes aliados políticos.
Com informações do G1
Foto: Rede Social03/01/2023 - Polícia Militar de Minas Gerais lança editais para concursos públicos
02/01/2023 - Parque de Exposições de Pará de Minas já está com a agenda cheia para 2023
02/01/2023 - Márcio Lara e membros da nova mesa diretora tomam posse na Câmara de Pará de Minas
02/01/2023 - Romeu Zema toma posse para o segundo mandato como governador de Minas Gerais
02/01/2023 - Primeiro bebê nascido em Pará de Minas no Réveillon de 2023 é uma menina