06/01/2023 às 08:00h
Tributos municipais, incluindo o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano em Pará de Minas – serão reajustados em 5,45% em 2023, segundo confirmou nessa quinta-feira (5), a Prefeitura Municipal, após solicitação do JC Notícias.
Através de nota, a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária informa que, em conformidade com a legislação em vigor, a base de cálculo dos tributos municipais em 2023 foi atualizada segundo o Índice Geral de Preços de mercado (IGP-M) em 5,45%.
Esse
percentual é inferior ao anteriormente divulgado, feito de acordo
com o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), que indicava
a correção em 5,90%.
Ainda
segundo a nota da Prefeitura, é importante destacar que a
retificação foi feita com base no Código Tributário Municipal,
que determina a correção dos tributos municipais pelo menor dos
referidos índices.
Datas IPTU
Conforme decreto, os vencimentos das parcelas únicas do IPTU serão nos dias 28 de abril, para contribuintes cujos nomes se iniciam pelas letras “A” a “J”, e 29 do mesmo mês para aqueles cujas as letras começam de “K” a “Z”. Será concedido um desconto de 10% para o pagamento integral do imposto, que também pode ser parcelado em até 9 vezes.
Em breve, as guias serão entregues nos imóveis, por meio dos Correios.
ISSQN
O ISSQN com periodicidade anual e a Taxa de Fiscalização da Localização e Funcionamento, poderão ser pagos, em cota única ou parceladamente, a partir do dia 28 de abril.
Por JC Notícias
Fotos: Arquivo Espacial FM
08/11/2024 - Crédito consignado indevido; Procon orienta aposentados e pensionistas
08/11/2024 - Especialista alerta sobre a exposição excessiva aos fones de ouvido
07/11/2024 - No Dia do Radialista. Espacial FM celebra 43 anos de carreira de Carlos Leite
07/11/2024 - Venda de veículos aumenta 21,6% em outubro, diz Anfavea
07/11/2024 - Dia D; Campanha de Multivacinação será reforçada no fim de semana
06/11/2024 - Novembro Azul; ações de combate ao câncer de prostata
06/11/2024 - Inácio Franco define Procuradora-Geral do Município para mandato 2025/2028