07/03/2025 às 07:35h
A Prefeitura de Pará de Minas anunciou durante entrevista coletiva nessa quinta-feira (6/3), o início do processo de tombamento da casa onde morou o saudoso Padre Libério.
A primeira etapa do processo foi concretizada em reunião do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural. Em seguida, o proprietário do imóvel foi notificado sobre o tombamento para, que até o próximo dia 10 de março, contestar ou não o ato administrativo.
Posteriormente, seguirão as próximas fases do tombamento, como explica Cleysi Mara, presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Pará de Minas:
Clique e ouça Cleysi Mara
Localizado na Rua Maestro Espíndola, 363, no bairro Nossa Senhora das Graças, o imóvel foi morada de Padre Libério, a partir de 1965, quando foi adquirido graças a uma campanha de arrecadação de recursos realizada junto à comunidade. Lá, ele residiu com sua filha adotiva, Teresinha de Freitas Mendonça e seu marido, Rui Soares de Mendonça.
Muito se falava sobre um possível tombamento da casa, porém a ideia repassada a atual gestão do prefeito Inácio Franco (PL), partiu do vereador Vinícius Alves (REPUBLICANOS), o qual explicou os motivos e adiantou que já está buscando recursos para a prefeitura adquirir o imóvel, avaliado inicialmente em R$ 350 mil:
Clique e ouça Vinícius Alves
O prefeito Inácio Franco parabenizou Vinícius pela ideia do tombamento e falou sobre a importância desse processo que visa valorizar a história de Padre Libério, lembrado por muitos por milagres realizados em vida:
Clique e ouça Inácio Franco
Esse será o 21º imóvel tombado em Pará de Minas, além de 6 bens imateriais registrados. Isabel Faria, secretária municipal de Cultura e Comunicação Institucional, explica que o tombamento também será importante de outras formas na cidade:
Clique e ouça Isabel Faria
Essa será a primeira vez que um imóvel será tombado em Pará de Minas pelo fato dele ter sido morada de uma pessoa ilustre, como foi o venerável Padre Libério.
Por Sérgio Viana/Com informações da Prefeitura de Pará de Minas
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas
11/01/2025 - Órgãos de segurança fazem balanço sobre estragos causados pelas chuvas e monitoramento
10/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
10/01/2025 - Cadastro Escolar 2025: Último dia para realizar matrículas na rede estadual de ensino
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026
10/01/2025 - Reforma: Câmara Municipal intensifica obras de melhorias do espaço
09/01/2025 - Major Aelson José de Oliveira é o novo comandante da 19ª Companhia da PM
09/01/2025 - Premiação de filme brasileiro é comentada por produtor cultural pará-minense
09/01/2025 - Liquidaço: Ascipam promove três dias de promoção no comércio pará-minense
09/01/2025 - Entidades reforçam alerta com a chegada de chuvas mais intensas nos próximos dias