04/04/2023 às 07:18h
Jogar na pia aquele xarope que não terminamos de tomar ou o descartar antibiótico em lixeiras pode trazer sérios danos à saúde. O descarte correto de medicamentos está previsto por lei há mais de 10 anos.
O decreto 10.388/2020, também determina que empresas farmacêuticas de todo o país devem disponibilizar pontos de coleta para o descarte de remédios, sendo também responsabilidade do consumidor o despejo.
Através de um acordo firmado no âmbito federal, há uma mobilização para colocar em prática um sistema com logística reversa de medicamentos domiciliares. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando pontos de coleta em todas as unidades da rede municipal para o descarte de medicamentos em desuso. Em entrevista ao JC Notícias, o farmacêutico Ricardo Oliveira Silva dá detalhes sobre a iniciativa:
Clique e ouça Ricardo Oliveira Silva
A preocupação com os impactos dessas ações na saúde pública chama atenção e preocupa autoridades, já que o descarte da forma incorreta contamina as águas e o solo.
As Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas estão com pontos de descarte medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso. Cabe ressaltar também o papel do consumidor ao descartar corretamente esses materiais.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
01/09/2023 - Número de crimes nas estradas mineiras causa medo em motoristas
31/08/2023 - Posto de Identificação em Pará de Minas terá novo endereço a partir da próxima segunda
31/08/2023 - Veículos de transporte irregular de passageiros são apreendidos em Pará de Minas
31/08/2023 - Levantamento aponta aumento da obesidade entre jovens no Brasil
30/08/2023 - Testemunhas de Jeová se preparam para congresso em Nova Serrana