21/03/2025 às 07:35h
Ações de combate a dengue e a chikungunya em Pará de Minas, vem sendo intensificadas pela Secretaria de Saúde que continua dando ênfase ao controle vetorial do Aedes aegypti por meio de mutirões de limpeza.
O Painel de Monitoramento da Vigilância em das Arboviroses em Minas Gerais mostra que neste ano, 5 casos de dengue foram confirmados no município e um caso de chikungunya segue em investigação na cidade.
Os casos de chikungunya tiveram registro histórico em Pará de Minas no último ano, quando 2.085 pessoas foram infectadas pela doença. Número 10 vezes maior que o levantamento de 2023, que foi de 158 casos atestados.
Dentre estes casos, está a da moradora do bairro São Cristóvão, Amanda Santos que procurou recentemente atendimento em uma unidade de saúde ao apresentar os primeiros sintomas do que viria a ser a chikungunya:
Clique e ouça Amanda Santos
Com objetivo de amenizar os surtos de casos da doença na cidade, a Secretaria de Saúde tem mobilizado diversas ações. Com isso, nesta sexta-feira (21), será realizada mais uma etapa do Mutirão de Limpeza, no distrito de Tavares, como explica Adilson Batista, diretor de Vigilância em Saúde em Pará de Minas:
Clique e ouça Adilson Batista
Mais de 80% dos focos do mosquito estão nas residências. Adilson Batista, destaca, mais uma vez, a importância da participação da população na eliminação de focos do transmissor da dengue, zika e chikungunya:
Clique e ouça Adilson Batista
A instabilidade no tempo como, ondas de calor, chuvas, frio, também ligaram o alerta para os cuidados com o mosquito, já que esse período é propício para a sua reprodução.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
16/02/2023 - Tradicional feirinha de Pará de Minas está com cadastros de feirantes abertos
16/02/2023 - Definido como será o funcionamento do comércio de Pará de Minas durante o Carnaval 2023
16/02/2023 - Oftalmologista alerta para o uso de óculos sem procedência durante o verão
16/02/2023 - Vacinação volta a ser obrigatória para o recebimento do Bolsa Família
15/02/2023 - Pará-minense é indicada ao maior prêmio de teatro do Brasil