18/07/2023 às 07:43h
Nos últimos anos, a Venezuela tem sido um dos países que mais gera refugiados no mundo, especialmente em virtude da crise político-econômica e humanitária que assola o país desde a morte de um dos seus maiores líderes, Hugo Chávez, que governou durante quatorze anos.
Desde então, a Venezuela sofre com a instabilidade política, o forte autoritarismo dos que governam, o consequente descontentamento da população, a falta de insumos básicos para a sobrevivência, o alto índice de desemprego e a miséria.
Na cidade de Pará de Minas no início desta semana, na Avenida Professor Mello Cançado, esquina com Rua Curitiba, e em praças da região central da cidade, um pequeno grupo de venezuelanos foram vistos por quem transitava nessas regiões.
Em conversa com o JC Notícias, Fernando Henrique, coordenador do Centro Pop em Pará de Minas, comenta sobre o aparecimento de pessoas venezuelanas e também da população em situação de rua:
Clique e ouça Fernando Henrique
Dizemos ‘refugiados’ quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos ‘migrantes’ quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado.
Em Pará de Minas, não há dados ou informações sobre a presença de imigrantes ou refugiados, pois os usuários abordados recusam o acesso ao serviço e não repassam qualquer informação sobre sua situação. Fernando Henrique destaca as abordagens feitas pela equipe do serviço na cidade:
Clique e ouça Fernando Henrique
De janeiro de 2017 a março de 2022, o Brasil recebeu 325.763 venezuelanos que permaneceram aqui. O estado de Minas Gerais é um dos principais destinos dos vizinhos latinos. Ainda segundo Fernando Henrique, os trabalhos da rede também atuam como primeiro contato para quem acabou de chegar no país:
Clique e ouça Fernando Henrique
Em Pará de Minas, o Centro Pop realizou mais de 222 atendimentos nos dois últimos meses. Para ter acesso às informações pelo serviço, o telefone de contato é o (37) 3233-5944. O órgão fica na Rua Dr. Higino, 20 – Centro.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
28/12/2023 - Participação em decisões políticas na Câmara será desafio para novo presidente
28/12/2023 - Lula assina decreto que reajusta salário mínimo para R$ 1.412
28/12/2023 - Ascipam sorteia cupons premiados da promoção “Mega Compra da Sorte” etapa de Natal
27/12/2023 - Petrobras anuncia redução de R$ 0,30 no preço do diesel
27/12/2023 - Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal destaca as conquistas 2023
27/12/2023 - Especialistas orientam consumidores sobre a troca de presentes