10/10/2024 às 08:41h
Durante todo o mês de outubro, ações nacionais e internacionais são reforçadas em prol da conscientização sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.
A campanha anual, redobra as atenções para os profissionais e serviços que desempenham o papel de acolher pessoas, principalmente as mulheres, maiores interessadas em realizar os exames e o público mais atingido pela doença.
Mastologista, a médica Caroline Mendonça destaca os serviços ofertados em Pará de Minas, que tem como maior objetivo, o atendimento efetivo e a redução da mortalidade:
Clique e ouça Caroline Mendonça
Caroline ainda exemplifica os principais sinais e sintomas da doença, que podem ser detectados a partir de mudanças atípicas no corpo, além do autoexame:
Clique e ouça Caroline Mendonça
Coordenadora do Serviço de Atenção à Saúde da Mulher, Lília Luce ressalta a programação do setor durante o mês, incluindo a tradicional ‘Subida Rosa’ ao Cristo Redentor da cidade:
Clique e ouça Lílian Luce
A idade e a frequência com que deve ser realizado o exame de mama depende de vários fatores, como o risco de câncer e a presença de sintomas. Vale lembrar que o autoexame não substitui a visita regular ao médico. Por isso, em caso de suspeitas, procure pelo atendimento especializado.
Por: Júlia Mendonça
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas
20/02/2024 - Pará de Minas sedia a etapa Nacional da 13° Expo Brasileira do Cavalo Campolina
19/02/2024 - Quaresma: cresce a procura por peixes, ovos e frango nesse período
19/02/2024 - Nutricionista explica sobre os malefícios do excesso do consumo do café
19/02/2024 - Bombeiros orientam quanto aos riscos de acidentes com máquinas de lavar roupa
19/02/2024 - Acessibilidade é desafio para deficientes visuais em Pará de Minas