Capa da Página Primeiro LIRAa de Pará de Minas revela números preocupantes sobre focos de dengue - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/01/2025 às 08:26h

Primeiro LIRAa de Pará de Minas revela números preocupantes sobre focos de dengue

Facebook

O município de Pará de Minas realizou, entre os dias 6 e 10 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) do ano, que trouxe à tona dados alarmantes sobre a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O primeiro balanço revelou números elevados, com focos do mosquito, detectados em diversas áreas da cidade, indicando a necessidade urgente de intensificar as ações de combate, como mutirões de limpeza, orientação da população e o uso de estratégias preventivas.

Coordenador de Vigilância Ambiental, Douglas Duarte apresentou os resultados coletados ao longo da semana em mais de 2 mil imoveis e destacou como eles serão usados nas próximas ações de combate:

Clique e ouça Douglas Duarte 

Douglas ainda destaca alguns dos bairros mais afetados, onde o número de focos é considerado preocupante:

Clique e ouça Douglas Duarte 

Diretor de Vigilância em Saúde, Adilson Batista reforça que a colaboração da comunidade é fundamental. Pequenas atitudes no dia a dia, como verificar possíveis criadouros, podem fazer toda a diferença para evitar novos surtos:

Clique e ouça Adilson Batista

Até o dia 13 de janeiro (segunda-feira), Minas Gerais registrou 2.075 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 536 casos foram confirmados para a doença e um óbito está em investigação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de dengue ligados ao sorotipo 3 dispararam no Brasil, especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Amapá e Paraná. Em Pará de Minas, até o momento, não há casos confirmados com a variação da doença.

Por: Júlia Mendonça

Imagens: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: