17/03/2025 às 07:37h
Com tempo úmido, escorpiões começaram a realizar visitas mais frequentes nas casas de alguns moradores em Pará de Minas. Responsável pelo maior número de notificações de acidentes, o aracnídeo se faz presente em muros de algumas residências no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
O drama e a convivência com o escorpião já fazem parte da rotina das pessoas de que moram nas proximidades. Tem pessoas que três vezes na semana se deparam com o animal peçonhento, como é o caso da Lourdes Maria:
Clique e ouça Lourdes Maria
O animal peçonhento também pode ser encontrado em banheiros, lavanderias, e por lugares com lixo acumulado onde podem encontrar comida. A moradora Lourdes Maria está entre as 165 vítimas de acidentes com escorpiões no ano de 2024, mas ela não foi picada apenas uma vez, mas por 15 vezes:
Clique e ouça Lourdes Maria
Mas, como explicar o caso da Lourdes Maria? O Jornal da Cidade procurou o biólogo Gustavo Rios que esclareceu a situação e reiterou que o recomendado é sempre procurar um atendimento médico:
Clique e ouça Gustavo Rios
De acordo com o Painel de Monitoramento da Vigilância em Saúde em Minas Gerais, os acidentes escorpiônicos representam quase 80% dos registros de ocorrências e atendimentos relacionados a picada de animais peçonhentos, sendo em maioria, nas mãos, dedos e pés.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
12/01/2023 - Período chuvoso acende alerta para a manutenção dos pneus
12/01/2023 - Matrículas na rede pública de ensino vão até amanha
11/01/2023 - Rachaduras próximo a passarela do bairro Belvedere causam medo em moradores
11/01/2023 - Mais de 750 títulos devem ser entregues em 2023 por meio do Reurb
11/01/2023 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2023/2024
11/01/2023 - Uso de agrotóxicos demanda atenção com o descarte correto e o meio ambiente