04/07/2024 às 07:34h
O objetivo da proposta é adequar o piso salarial da categoria à Lei Municipal 6.753/2022, que reenquadrou o cargo de auxiliar na tabela de vencimentos do município, garantindo a esse profissional um salário muito próximo do técnico de enfermagem.
Antes da matéria ser votada, houve questionamento por parte dos vereadores, já que conforme orientação jurídica, existem dois prazos para votação desse tipo de projeto em ano eleitoral. Um deles até 8 de abril e outro até 5 de julho. Os parlamentares também questionaram a Prefeitura, já que a controversa proposta poderia ter sido protocolada no legislativo, antes das datas limites.
Mesmo temendo punições e até perda de mandato, a maioria dos vereadores votou a favor da matéria, com placar de 12 votos a 2, além de duas abstenções. O presidente da Câmara, Dilhermando Rodrigues Filho comentou sobre o assunto e destacou a orientação da procuradoria jurídica da Casa:
Clique e ouça Dilhermando Filho
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Tânia Valeriano Chaves Leite esteve presente na reunião e ficou satisfeita com mais essa conquista por parte dos trabalhadores da enfermagem, após várias cobranças da entidade classista:
Clique e ouça Tânia Valeriano
Vários profissionais da categoria estiveram na Câmara para acompanhar a votação do projeto. A auxiliar de enfermagem, Aparecida Cristina Duarte comemorou a complementação salarial:
Clique e ouça Aparecida Cristina
Após o a nova lei ser sancionada, o piso dos auxiliares em Pará de Minas chegará próximo à R$ 3.325, que é o atual salário-base dos técnicos de enfermagem.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
22/09/2023 - Dia Nacional da Doação de Órgãos trará debates para Pará de Minas
22/09/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
21/09/2023 - Servidores municipais de Pará de Minas fazem protesto exigindo recomposição salarial
20/09/2023 - Prefeito de Papagaios, Mário Reis morre aos 61 anos