12/02/2025 às 07:29h
De acordo com a legislação, a educação infantil se torna obrigatória a partir dos 4 anos, com a entrada na pré-escola. Mesmo assim, pais ou responsáveis buscam por vagas antes desse período, uma vez que não tem disponibilidade para cuidar da criança em tempo integral.
Em Pará de Minas, a fila nas creches se tornou um problema recorrente, onde a quantidade de alunos é maior do que o espaço ofertado. Buscando solucionar a questão, o novo secretário de Educação, Marcos Aurélio dos Santos, tem estudado, junto ao legislativo, medidas para administrar o acesso da população:
Clique e ouça Marcos Aurélio
Dentre as possíveis aplicações, Marcos Aurélio comenta sobre o cruzamento de dados entre a Secretaria de Educação e a pasta da Assistência e Desenvolvimento Social:
Clique e ouça Marcos Aurélio
Com o estabelecimento de critérios como zoneamento, renda e vulnerabilidade social, a proposta é filtrar famílias que realmente precisam da oportunidade. Vereadora, Márcia Marzagão comenta sobre a aplicação da lei a partir do desenvolvimento de um projeto acompanhando a legislação federal:
Clique e ouça Márcia Marzagão
Atualmente, a lista de espera das creches de Pará de Minas já é divulgada pela Secretaria de Educação. O documento, no entanto, passa por atualizações contínuas nos primeiros meses do ano, dificultando a sua publicação fixa. Com o início das aulas e estabilização das vagas, o objetivo da pasta é disponibilizar, a partir de agora, a listagem todos os meses.
Segundo a vereadora Márcia Marzagão, o pedido de uma audiência pública para tratar o tema foi aberto e assim que finalizado, o projeto entrará em votação na Câmara Municipal.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
14/02/2024 - Após 3 meses em funcionamento, Atestmed do INSS tem balanço positivo em Pará de Minas
14/02/2024 - Abertas as inscrições para a 3ª edição do Concurso de Fotografia Nossas Águas
10/02/2024 - Advogado explica sobre caso de mulher que foi acusada de golpe por valor da maquiagem
09/02/2024 - Movimentação nas estradas e rodoviária para o carnaval
08/02/2024 - Nutricionista orienta quanto ao risco do consumo de energéticos no carnaval