27/02/2023 às 08:57h
A professora de psicologia e coordenadora do SPA (Serviço de Psicologia Aplicada da Faculdade de Pará de Minas, Andréa Moreira, utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal, durante a última reunião ordinária, para apresentar aos vereadores e a sociedade pará-minense uma proposta para que seja criado um projeto de lei instituindo o Dia de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no município.
A proposta pela criação da importante data foi idealizada dentro do projeto gratuito “Por Elas”, desenvolvido por alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Fapam, que oferece assistência psicológica e suporte jurídico gratuito às vítimas de algum tipo de abuso, facilitando o acesso delas ao judiciário, segurança pública e órgãos de saúde. O serviço é prestado a partir da procura das mulheres.
O objetivo da data comemorativa será conscientizar a sociedade de Pará de Minas sobre a importância de combater a violência contra a mulher, através de alertas, ações e mobilizações pela cidade, como explica Andréa Moreira, em entrevista ao JC Notícias:
Clique e ouça Andréa Moreira
Andréa Moreira confirma que em Pará de Minas existem muitos casos de violência contra mulheres e também contra crianças e adolescentes. Durante o primeiro ano do projeto “Por Elas”, muitas vítimas buscaram ajuda para solucionar essas situações de forma gratuita:
Clique e ouça Andréa Moreira
A proposta foi repassada aos vereadores, que vão criar o projeto e propor uma data comemorativa para o Dia de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no município. A ideia inicial seria escolher uma data em março, mês das mulheres ou no Dia Laranja, celebrado todo dia 25 de cada mês.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
15/08/2024 - OMS declara mpox como emergência em saúde pública global
15/08/2024 - Educação positiva; conheça a abordagem e saiba como colocar em prática
15/08/2024 - Recrutamento e seleção; mercado de trabalho aprimora metodologias de contratação
14/08/2024 - Ladrões invadem cemitério para furtar placas e peças de bronze