07/02/2023 às 08:00h
Nessa segunda-feira (6), todas as escolas de Pará de Minas voltaram a receber os alunos para mais um ano letivo. Contudo, muitos estudantes de diferentes faixas etárias podem se sentir inseguros de voltar para o ambiente escolar e interagir com pessoas novas e diferentes.
Nesse momento, a insegurança, o medo e a vontade de não frequentar esse local pode vir à tona, como reflexo das férias prolongadas. Diante disso, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com a psicóloga Fernanda Abreu.
Em entrevista, ela destaca como os pais devem preparar os filhos para esse retorno e o que trabalhar com eles em casa para que não se sintam mal ao terem que ir para a escola:
Clique e ouça Fernanda Abreu
Fernanda explica como a motivação dos pais para com os alunos em frequentar as escolas pode ser fundamental para a participação deles no ambiente educacional:
Clique e ouça Fernanda Abreu
A psicóloga ressalta os reflexos da pandemia na socialização dos alunos até hoje em dia e como a psicoterapia pode beneficiar os estudantes nesse aspecto:
Clique e ouça Fernanda Abreu
Além do que foi dito, ouvir e entender os anseios das crianças e adolescentes também se faz necessário. O que as vezes representa indisciplina, pode ser uma insatisfação ou algo que não deixe o indivíduo confortável para frequentar a escola.
Ainda tem a participação dos pais com os professores e a comunidade escolar como um todo. O diálogo entre as partes pode evitar problemas e ainda contribuir para a melhora no desempenho dos estudantes.
Por Henrique Silva
Fotos: Rádio Espacial FM
06/10/2023 - 1ª Tarde Recreativa da Saúde Mental será realizada em Pará de Minas
05/10/2023 - APAE de Pará de Minas promove grande bazar beneficente
05/10/2023 - Carros antigos despertam paixão de brasileiros e aumento na busca por coleções
05/10/2023 - Síndrome do esgotamento é reconhecida como doença do trabalho
05/10/2023 - Terreno vira “lixão a céu aberto” em bairro de Pará de Minas
04/10/2023 - Saiba quais são as frutas proibidas para animais domésticos
04/10/2023 - Direito e proteção de crianças e adolescentes é desafio para conselheiros em 2024