08/08/2023 às 08:00h
Em 2021, houve no Brasil, pelo menos 316 mortes violentas de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo (LGBTI+). Esse número representa um aumento de 33,3% em relação ao ano anterior, quando foram 237 mortes. Os dados constam do Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil.
Clique e ouça Marcelo Guaraciaba
De acordo com as entidades que elaboraram esse dossiê, o resultado “evidencia possíveis danos causados pela LGBTfobia estrutural, que impacta significativamente a saúde mental das pessoas, podendo levar a intenso sofrimento ou mesmo à retirada da própria vida por pessoas em situação de vulnerabilidade”. Marcelo Guaraciaba fala sobre como essas violências afetam a saúde mental de pessoas LGBTs:
Clique e ouça Marcelo Guaraciaba
O psicólogo ainda destaca quais são as violências que colocam o Brasil como um dos países que mais matam pessoas LGBTs no mundo. Marcelo ainda aponta para qual o papel das autoridades diante desse tipo de violência:
Clique e ouça Marcelo Guaraciaba
É responsabilidade dos cidadãos denunciarem ao poder público os casos de LGBTfobia, além de cobrar que estes casos sejam apurados. Para denúncias ligue Disque 100 – Disque Direitos Humanos, 190 – Polícia Militar ou faça uma denúncia anônima no 181.
Por Sérgio Pêgo/Com informações da Agência Brasil
Fotos: Espacial FM
19/02/2025 - Dengue; Vacinação para doses próximas do vencimento é ampliada pelo Ministério da Saúde
18/02/2025 - Nova viatura: Polícia Militar de Meio Ambiente recebe reforço móvel
18/02/2025 - Moradores são protagonistas no combate ao Aedes aegypti em Pará de Minas
17/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego