Capa da Página Qualidade de vida no campo contribui para êxodo urbano em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

23/12/2024 às 08:57h

Qualidade de vida no campo contribui para êxodo urbano em Pará de Minas

Facebook

O crescimento das cidades e a ação de deslocamento de pessoas dos centros urbanos para as áreas rurais ou cidades menores passou a ser um movimento natural. Tal qual se acentuou após a pandemia da covid-19.

Outro fator que explica o fenômeno, são as mudanças de comportamento dos moradores, geradas pela sensação de segurança. Qualidade de vida que tem feito inúmeras pessoas migrarem para o campo.

Pesquisa recente do grupo DataStore mostra que 1,3 milhão de famílias brasileiras têm a intenção de adquirir propriedades na zona rural. Carlos Roberto, morador do povoado de Meireles, em Pará de Minas, faz parte desse número. Ele se aposentou e resolveu procurar uma casa no campo:

Clique e ouça Carlos Roberto 

Nesse contexto, o novo estilo de vida trouxe mais qualidade de vida para Carlos e a esposa que atualmente cuidam de animais e plantas em sua residência:

Clique e ouça Carlos Roberto 

Mas, o que explica tais movimentações de pessoas? A geógrafa Isabel Barros conta que em Pará de Minas é possível observar a ação de deslocamento de pessoas da cidade para as áreas rurais para melhorias na qualidade de vida:

Clique e ouça Isabel Barros 

Inclusive, também tem sido notada entre os millenials, geração que compreende os nascidos entre 1981 e 1996, uma adesão a esse estilo de vida. Dados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em Pará de Minas mais de 9 mil pessoas vivem em áreas rurais.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: