09/08/2024 às 07:37h
Uma empresa foi embargada, tendo seus trabalhos paralisados e outras 3 multadas por lançamento irregular de esgoto no Ribeirão Paciência, em Pará de Minas. Os nomes das empresas não foram repassadas, mas elas poderão recorrer das punições.
A informação foi divulgada nessa quinta-feira (8/8), através de nota enviada pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a qual informou a conclusão do processo de investigação das causas da poluição no Ribeirão Paciência, observadas em meados do último mês de julho.
O problema foi denunciado por centenas de denúncias divulgadas por veículos de comunicação, redes sociais e também registrado através de manifestações na Ouvidoria Municipal. Todas essas queixas relatavam alta mortandade de peixes, mau odor, alterações na cor da água e perceptíveis camadas de óleo, em vários pontos do ribeirão.
Com o objetivo de identificar as origens dos problemas e evitar a degradação do curso d’água, técnicos da Secretaria realizaram inspeção em toda a sua calha na região urbana de Pará de Minas. Durante essas vistorias, foram coletadas diversas amostras que seguiram para análises físico-químicas em laboratório especializado, credenciado pelo Município. Os laudos, emitidos na última quarta-feira (7), indicaram resultados fora das normativas da legislação vigente, com alto comprometimento à qualidade da água e, consequentemente, ao meio ambiente.
Como resultado, a Prefeitura de Pará de Minas iniciou nessa quinta-feira (8/8), a aplicação de autos de infrações a quatro empresas responsáveis pelo lançamento irregular de efluentes poluidores no Ribeirão Paciência. Uma delas foi embargada, segundo confirmou a Secretaria de Meio Ambiente, através da nota.
Por JC Notícias/Com informações da Prefeitura de Pará de Minas
Foto: Arquivo Espacial FM
12/01/2023 - Matrículas na rede pública de ensino vão até amanha
11/01/2023 - Rachaduras próximo a passarela do bairro Belvedere causam medo em moradores
11/01/2023 - Mais de 750 títulos devem ser entregues em 2023 por meio do Reurb
11/01/2023 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2023/2024
11/01/2023 - Uso de agrotóxicos demanda atenção com o descarte correto e o meio ambiente