09/11/2023 às 09:02h
No Brasil, o número de denúncias de imagens de abuso e exploração ou violência sexual infantil online compartilhadas pela SaferNet com as autoridades tiveram aumento de 70% em 2023.
O desenvolvimento de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) fez com que circulassem nas redes sociais um vídeo em que alunos utilizaram a ferramenta para criação de montagens de fotos de alunas em um colégio no Rio de Janeiro. A prática é ilegal e coloca em vulnerabilidades crianças diante de criminosos que se apropriam do conteúdo para a indústria de exploração sexual infantil.
Para entender como é possível combater a exploração sexual de crianças na internet, Thiago Tavares, presidente da ONG SaferNet, fala dessa triste realidade ao Jornal da Cidade:
Clique e ouça Thiago Tavares
Esse caso, que aconteceu no Rio de Janeiro, foi atendido pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, no qual confirmou que foram produzidos “nudes” com uso de inteligência artificial e que os suspeitos são alunos do colégio. Thiago Tavares pontua que é necessário que empresas atuem no sentido de remover esse tipo de conteúdo nas plataformas:
Clique e ouça Thiago Tavares
Em nota, o colégio se colocou à disposição das famílias das alunas vítimas das montagens, e também, repassou orientação jurídica aos pais. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) instaurou procedimento para apurar o ocorrido. A Delegacia ainda orienta que os pais acompanhem a vida virtual dos alunos.
Por Sérgio Pêgo com informações da Agência Brasil
Fotos: Espacial FM
23/02/2023 - Saiba como utilizar a plataforma que impede as ligações de telemarketing indesejadas
23/02/2023 - Comerciantes já registram grande procura por peixes no início da quaresma!
23/02/2023 - Celebrações de Quarta-feira de cinzas dão início ao tempo quaresmal
22/02/2023 - Receita passa a permitir quitação de débitos com cartão de crédito
22/02/2023 - Biólogo explica como manter as baratas longe das residências
22/02/2023 - Atenção trabalhadores autônomos: saiba como regularizar sua situação perante o INSS